terça-feira, 26 de abril de 2011

Aprenda a Organizar um Show: Alê Barreto Ministra Curso no Rio de Janeiro




O método de produção de shows do “Produtor Cultural Independente”, o blog mais acessado de produção cultural no Brasil

Se você digitar no Google a expressão “organizar um show" imediatamente encontrará várias referências sobre o livro “Aprenda a Organizar um Show” na primeira página de pesquisa. Sabe por quê? Porque para o Google quanto mais pessoas se interessam por um assunto e mais fazem menção à ele, mais ele considera um conteúdo relevante.

“Aprenda a Organizar um Show” é acessado na internet desde 2006 no blog “Produtor Cultural Independente” (www.produtorindependente.com) e mais de 15.000 fascículos já foram baixados do portal Overmundo (www.overmundo.com.br).

Mas afinal, o que é “Aprenda a Organizar um Show”? Trata-se de uma ideia que virou livro virtual, livro impresso e um empreendimento educativo que já percorreu vários estados brasileiros.

Em 2007, o produtor cultural Alê Barreto publicou “Aprenda a Organizar um Show” de forma livre e gratuita na internet, permitindo que pessoas interessadas pudessem copiar e utilizar o conteúdo para fins não-comerciais. A ideia teve boa repercussão e motivou a publicação da primeira edição impressa, pela editora independente Imagina Conteúdo Criativo, dentro da programação do IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em maio de 2008. Esta edição contou com prefácio de Leonardo Costa, pesquisador e doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade desta universidade.

A partir de 2009, “Aprenda a Organizar um Show” tornou-se um curso que já formou no Brasil 13 turmas nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Acre e Minas Gerais.

Em 2010 “Aprenda a Organizar um Show” passou a ser recebido também em espaços universitários e culturais. Foi ministrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS), na Incubadora de Arte e Cultura do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (Brasília/DF) e no Santander Cultural (Porto Alegre/RS).




O que você vai estudar?
  • O que é fazer a produção?
  • As etapas de um show
  • Pré-Produção
(Quando/ Onde/ Conhecendo o local/ Cronograma/ A equipe/ Necessidades de músicos e técnicos/ Necessidades de infra-estrutura/ Necessidades da equipe de produção/ Solicitações, autorizações e contratos/ Direitos Autorais/ Divulgação/ Custos e Sustentabilidade)
  • Produção
(Sala de produção/ Montagem de palco e cenário/ Montagem do som e da luz/ Montagem de camarim/ Receptivo e acompanhamento/ Credenciamento e cortesias/ Bilheteria/ Passagem de som/ A cobertura do show/ Segurança/ O momento do show)
  • Pós-Produção
(Fechamento de bilheteria/ Pagamentos/ Desmontagem da infra-estrutura/ Limpeza/ Retorno dos músicos/ Liberação da equipe de produção/ Entrega do espaço/ Reunião de avaliação/ Registro do projeto)
  • Conteúdo adicional não disponível no livro na internet: noções sobre agenciamento de espetáculos culturais
(Agenciamento/ O que é fundamental no agenciamento/ Formas de agenciamento/ Roteiro para começar a agenciar espetáculos culturais) 

Com quem você vai estudar?
 
Alê Barreto é administrador de empresas com ênfase em marketing, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas competências para inovação, comunicação efetiva, trabalho em equipe e tomada de decisão têm inspirado muitas pessoas que produzem ações culturais e artísticas no Brasil.
Assista ao vídeo no youtube http://youtu.be/I_uoCITJJJk
Acreditando em sua capacidade empreendedora, criou para si uma oportunidade para ampliar suas competências de gestão. Abriu em 2003 uma microempresa e prestou serviços de produção executiva para artistas independentes no RS, empresas (Opus Promoções www.opuspromocoes.com.br), shows internacionais (Scorpions, Whitesnake, Avril Lavigne, Steel Pulse) e shows nacionais (Ivete Sangalo, Marcelo D2, CPM22, Paralamas do Sucesso, projeto Acústico MTV, Antonio Villeroy).

Em 2007 foi empresário do grupo instrumental Pata de Elefante (
www.patadeelefante.com), um dos produtores executivos do CD “Um olho no fósforo, outro na fagulha” e publicou o livro “Aprenda a Organizar um Show”.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e de abril de 2008 a agosto de 2009 assessorou a diretoria do Grupo Nós do Morro em projetos, processos de gestão, comunicação, relação com patrocinadores e parceiros. Foi responsável pela produção executiva dos espetáculos teatrais "Os Dois Cavalheiros de Verona" (no Barbican Centre, em Londres), "Machado 3x4" (no Itaú Cultural em SP) e dos shows do grupo de percussão “Meninas do Nós do Morro” na Feira Brasil Rural Contemporâneo (Marina da Glória/RJ) e no evento Verão no Morro da Urca (RJ). Foi gerente de projeto e um dos produtores executivos do livro e exposição “Nós do Morro 20 Anos”, que narra a história do grupo que formou atores para grandes produções do cinema nacional como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Era uma Vez” e “Tropa de Elite 2”.

De 2010 até hoje tem concentrado suas atividades em produção de conteúdo, treinamento, consultoria e produção executiva. Escreve artigos para o seu blog “Produtor Cultural Independente” (recomendado no portal nacional do SEBRAE), para a revista “Fazer e Vender Cultura”, é consultor do duo de música instrumental Pinho Brasil e do músico Fábio Neves (RJ) e está cursando MBA em Gestão Cultural na Universidade Cândido Mendes.

Local do curso no Rio de Janeiro


O curso será realizado no Espaço Ideal Eventos, um lugar super bacana onde são realizados cursos de empresas como Banco Santander, Cooper Global, Sebrae, Vale, entre outras.

 
O Espaço Ideal Eventos fica na rua Santa Luzia, 760, próximo ao Consulado dos Estados Unidos.
Dia e horário

O curso será realizado dia 28 de abril das 18h às 22h.


Requisitos para participação no curso

Para participar no curso é necessário:

- haver vagas.
O número máximo de vagas é 30;
- estar de acordo com as orientações recebidas;
- ter efetuado o depósito de dinheiro em espécie na conta-corrente indicada e ter enviado dados de inscrição e o comprovante de depósito até o dia 27 de abril de 2011.

Forma de inscrição

A inscrição será feita através do envio de dados dos participante e comprovante de depósito digitalizado.

Confirmação de inscrição

O participante terá sua inscrição confirmada após serem conferidos seus dados e feita a conciliação bancária (cruzamento da informação do comprovante digitalizado recebido com extrato da conta bancária).
Inscrição

1 - Enviar uma mensagem via e-mail para alebarreto@gmail.com conforme o modelo abaixo:

Assunto (subject): Inscrição no curso “Aprenda a Organizar um Show” dia 28 de abril no RJ

Mensagem:

Eu, [COLOCAR SEU NOME COMPLETO], CPF nº [COLOCAR O NÚMERO DO SEU CPF], aceito e concordo com as orientações recebidas sobre a realização do curso e sobre como participar do curso “Aprenda a Organizar um Show” que será realizado dia 28 de abril, das 18h às 22h, no Espaço Ideal Eventos, na rua Santa Luzia, 760, Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Seguem abaixo meus dados e em anexo o meu comprovante de depósito:

Nome completo:
Data nascimento: dia/mês/ano
Número do CPF:
Endereço:
Cidade:
Estado:
Telefone para contato:
E-mail:
Data que foi realizado o depósito: dia/mês/ano


2 – Anexar neste mesmo e-mail comprovante em meio digital (arquivo eletrônico em PDF, JPEG, etc.)

Pagamento da inscrição

Efetuar um depósito de dinheiro em espécie no valor de R$ 100,00 (cem reais) até o dia 27 de abril de 2011 para compensação no próprio dia 27 de abril de 2011, na seguinte conta corrente

BANCO ITAÚ
FAVORECIDO: ALEXANDRE BARRETO
AGÊNCIA: 0280 (zero dois oito zero)
CONTA CORRENTE: 00019-1 (zero zero zero um nove dígito um)

No momento ainda não estamos trabalhando com cheque e cartão de crédito.

Informações

Informações sobre o curso e processo de inscrição poderão se obtidas através do fone (21) 7627-0690, de hoje até o dia 27 de abril, das 9h às 19h, inclusive feriados, sábado e domingo ou pelo e-mail alebarreto@gmail.com

Contribua com a divulgação!

Comente para pessoas que tenham interesse no tema e divulgue no seu mailing e redes sociais o seguinte link

Nenhum comentário:

Postar um comentário