quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Xilogravura Musical



Estou lançando essa postagem inspirado na que publiquei anteriormente sobre o Ivan Vilela. Acessando o site do artista encontrei algumas xilogravuras feitas pelo Fernando Vilela e daí que me dei conta do pano-pra-manga que é falar da xilogravura e da música.

A xilogravura tem uma relação muito íntima com a música, principalmente dentro da tradição nordestina. Ambas integram um conjunto de manifestações típicas, que também englobam dança, culinária, literatura, indumentária e um cenário paisagístico bem definidos.

A xilogravura é uma técnica rica em beleza, onde sua produção consiste em esculpir uma cena cotidiana ou imaginária em um talho de madeira (utilizando relevos distintos) para ilustrar a cultura do sertão nordestino. Ela está diretamente associada à linguagem da literatura de cordel, onde é utilizada para ilustrar a capa e cenas narradas através dos livrinhos.

Selecionei abaixo algumas xilogravuras colhidas no internet que retratam diretamente cenas musicais em seu contexto. Temos grandes mestres nessa arte!


Fernando Vilela














Acompanhe as novidades do blog também pelo twitter: @fneves_violao

Nenhum comentário:

Postar um comentário