segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A Proximidade entre Artista e Público





Uma das revoluções que a internet vem imprimindo no contexto social é a mudança do referêncial entre indivíduos que ocupam uma posição midiática e seus públicos.

No caso de pessoas envolvidas com a produção criativa musical, o público (sejam fãns ou apreciadores) que se identifica com o conteúdo produzido por determinado artista, grupo, orquestra ou DJ, está deixando de ser apenas um consumidor passivo para assumir uma posição mais ativa nessa cadeia produtiva.

O que quero dizer é que as pessoas estão se acostumando com a idéia de que o lançamento de um CD ou a realização de um show em determinada cidade contará tanto com a participação dos profissionais envolvidos na produção (dentre eles artistas, empresários, produtores e técnicos) quanto com o desejo do público, que participará da escolha do repertório do CD, da decisão de onde, quando e a que horas será o show, etc...

E mais que isso, a comunicação entre artista e público também está deixando de ser uma relação hierárquica para acontecer de forma mais horizontal. Ex.: A oportunidade de diálogo através de redes sociais contribui para desmitificar o artista como um ser diferente, em relação às demais pessoas. Essa comunicação aproxima todos os agentes dessa realidade como pessoas humanas que compartilham diferentes interesses em prol de um benefício mútuo.

Assim, se você é um artista e/ou fã de algum trabalho faça parte dessa rede!

Nenhum comentário:

Postar um comentário